Confira alguns cuidados para sua Grama

Por ser a estação mais quente do ano, o verão deve vir acompanhado de cuidados especiais com a grama do seu jardim ou campo de futebol. Durante esta estação, o gramado costuma crescer em uma velocidade maior e, por isso, o cuidado deve ser redobrado.

  • Cuidados com a grama no verão

Inicialmente, é importante avaliar o estado do gramado. Itens como aspecto, homogeneidade e intensidade da cor devem ser levados em consideração nesta etapa. Não esqueça de avaliar se o gramado contém manchas, irregularidades e ervas daninhas.

As ervas daninhas oferecem risco à beleza e saúde do seu gramado ao utilizar da mesma água, iluminação e nutrientes que deveriam ser voltados apenas a sua grama.

  • Nas semanas que não chover, regue o gramado

A irrigação não pode ficar de lado, sobretudo no verão. Mas é bom lembrar que água em excesso também é prejudicial à gramínea. Por isso, regue o gramado sempre que não chover ou então antes de o solo ficar completamente seco.

O ideal é que a grama seja regada sempre pela manhã ou durante a tarde, pois os períodos mais quentes do dia devem ser evitados.

Produto de irrigacao para o jardim

  • Fertilize o gramado pelo menos no início da primavera e no final do verão

Procure adubar o gramado no final do verão, evitando sempre aplicar esterco de curral não curtido ou as chamadas “terras pretas” de origem desconhecida. Adubos inadequados podem conter sementes de plantas invasoras que acabarão atingindo a aparência do seu gramado.

  • Mantenha o corte em dia

Manter o corte em dia pode contribuir com a beleza e vivacidade do seu gramado. Aproveite a época de intenso crescimento da grama para avaliar se o aparador está dentro dos conformes e, se for preciso, mande afiar as lâminas e engrenagens do seu aparador. Aparadores cegos “mastigam” as folhas da grama e acabam a enfraquecendo.

Para espécies como São-Carlos, Esmeralda, Santo-agostinho e Grama-azul, o indicado é que seja mantida a altura limite de três centímetros. Já para gramas como a Grama-coreana e Bermudas,a altura limite recomendada é de dois centímetros.

Como podar a grama

  • Terminou de cortar? Varra o gramado!

Após cortar a grama, varra o gramado direitinho, pois as gramas cortadas podem formar uma camada de palha seca que prejudicará o arejamento do solo.

Manutenção de Grama

Faça um comentário