A grama esmeralda está presente nos mais diversos estilos de jardins e pode ser o que faltava para embelezar o seu projeto paisagístico.
Características da grama esmeralda
De um verde intenso e peculiar, este tipo de grama se destaca pela maciez, folhas estreitas, pequenase pontiagudas.
Além de possuir atributos como maciez e folhas pequenas, a grama esmeralda também é destaque por ser resistente ao pisoteio e pela capacidade de formar um extenso tapete devido à facilidade de entrelaçamento dos estolões, denominação dada aos caules rasteiros que crescem e dão origem a novas plantas.
Onde é mais comum usar a grama esmeralda
Embora seja altamente versátil e se adeque a jardins residenciais, áreas industriais e playgrounds, a grama esmeralda é requisitada principalmente para a formação de gramados, já que possui vantagens como alta resistência, facilidade de plantio e de manutenção, além de ser uma excelente grama para a contenção de taludes e controle da erosão do solo.
Cuidados com a grama esmeralda apos plantio
Após o plantio, a grama esmeralda deve ser cuidada com a devida atenção. Durante o período de formação do gramado, é importante que a grama seja irrigada todos os dias.
Passado o período de enraizamento, o intervalo entre as irrigações pode ser mais espaçado e variar conforme o clima, com intervalos de cerca de dois dias. No verão, o ideal é que a grama esmeralda seja irrigada com frequência, lembrando que o gramado nunca deve ser encharcado. Já no inverno, devido às chuvas e baixas temperaturas, os intervalos entre as irrigações podem ser maiores.
A adubação, por sua vez, deve ser realizada 30 dias após o plantio, não esquecendo de que o gramado deve ser adubado a cada 60 dias com a formulação necessária de nitrogênio, fósforo, e potássio (NPK). Para tal, é importante seguir as devidas orientações de um profissional da área ou seguir as instruções que constam na embalagem do produto. Importante lembrar: a irrigação é indispensável antes e depois da adubação.
Aprenda o passo a passo como fazer o plantio
- Nivele o terreno retirando todo o entulho;
- Faça um análise do solo para definir a correção e adubação necessária;
- Aplique os tapetes de grama esmeralda;
- Irrigue diariamente o gramado até o enraizamento completo.
Atenção especial à época do plantio
Recomenda-se iniciar o plantio da grama perto do período com maior índice de chuva.
Regue bem o gramado, mas se atente ao clima
O gramado deve ser regado diariamente até o completo enraizamento. É importante que a rega aconteça sempre ao final do dia, para garantir que as folhas não sejam queimadas pelo sol e para que o gramado se mantenha úmido por mais tempo. Passado esse período, a quantidade da rega deve estar de acordo com o clima e a incidência de sol em cada local.