Um jardim bonito e bem cuidado tem o poder de deixar qualquer ambiente mais agradável. Seja em casas ou ambientes comerciais, a grama tem papel de destaque em qualquer projeto paisagístico.

Manutenção de Grama

Mas antes de comprar a grama do seu jardim, é necessário estar por dentro das indicações acerca dos diversos tipos de grama e dos cuidados relativos a cada um deles.

  1. Local de aplicação: Existem vários tipos de gramas e cada um deles se adequá melhor a cada tipo de clima e solo. As gramas mais lembradas na hora de montar um jardim são as gramas Esmeralda, São Carlos, Santo Agostinho e a grama Coreana. A grama Esmeralda(inserir link), no entanto,costuma ser a mais utilizada, pois seu terreno possui incidência solar durante a maior parte do dia e ainda é a melhor opção no quesito custo-benefício.
  2. Luz ou sombra? Estar em um ambiente com luminosidade adequada é crucial para a saúde da sua grama. De acordo com a paisagista Bárbara Monteiro,a grama esmeralda precisa da luz do Sol e por isso deve ficar em um ambiente adequado às suas necessidades. “A grama esmeralda precisa de muita iluminação, porque ela não se desenvolve em local com pouca luminosidade, tanto que também é muito utilizada em campos de futebol, onde a iluminação costuma ser abundante”, garante a especialista.
  3. Solo adequado: Escolhido o local onde a grama será aplicada, deve ser feita a nivelação do terreno e a retirada de todo o entulho. Caso o solo a ser utilizado seja infértil e seco, é recomendado fazer a fertilização e adubação antes de aplicar a grama.  Para a adubação, poderão ser usados tanto adubos orgânicos(inserir link)quanto químicos.
  4.  Irrigação: Até o enraizamento completo, a grama deve ser irrigada diariamente. A irrigação deve ser feita, preferencialmente, de modo automatizado, com intervalos que variam de acordo com o clima. Durante o verão, época de temperaturas intensas e Sol presente praticamente de forma diária, o ideal é que a grama seja irrigada frequentemente, pelo menos uma vez ao dia. Já durante o inverno, o intervalo entre as irrigações pode ser maior.
  5. Contrate uma empresa especializada: Para ter certeza de que sua grama será a ideal e aplicada de modo profissional em seu projeto paisagístico, recomendamos o contrato do serviço de uma empresa especializada.

A Cascalheira Garden, empresa de jardinagem localizada em Camaçari, Bahia, oferece soluções para tornar o seu ambiente agradável e cheio de vida.

Faça um comentário