Como eliminar pragas e ervas daninhas do jardim?

Para isso, é preciso estar atento aos perigos que podem atingir a sua grama. As pragas e ervas daninhas são um risco para a boa aparência, saúde e vigor do gramado e devem ser constantemente combatidas.

Controle de pragas em gramas

A falta de controle de pragas pode vir a deixar o seu gramado marcado, com características como manchas e sulcos ocos. Para fugir de sintomas como estes, uma rotina com aplicações de inseticidas e fungicidas pode auxiliar no controle de populações nocivas à grama.

Manutenção de Áreas Verdes

Pragas que atacam a grama

As gramas comumente são atacadas por pragas como insetos, lagartas e ratos, sendo elas as mais comuns:

  • Insetos pretos, com cerca de 0,6 cm de comprimento
  • Percevejos
  • Largatas
  • Ratos do mato
  • Taturanas

Os insetos costumam deixar o gramado marcado com manchas amarelas e marrons, as quais crescem se não forem tratadas.

Já os percevejos agem deixando manchas amarelas redondas ou irregulares, principalmente durante o verão.

Enquanto as lagartas causam o estrago durante o início da primavera e fim do verão, deixando manchas de grama morta por toda a parte.

Os ratos do mato, por sua vez, deixam a grama com sulcos ocos, longos e com trilhas seguidas pela diminuição da grama.

As taturanas, por fim, também são perigosas e causam manchas de grama morta na primavera, além de pequenos buracos de túneis.

Erva daninha em gramas

As ervas daninhas são plantas que nascem aleatoriamente em meio ao gramado e que são capazes de prejudicá-lo ao se alimentarem da mesma água e nutrientes. Elas podem aparecer de forma pontual e podem se espalhar de forma rápida, tornando o seu gramado com aspecto de abandonado.

Produtos químicos

Para combater estas pragas, o jardineiro pode fazer uso de produtos químicos como os pesticidas, inseticidas, herbicidas e fungicidas. Porém, é bom lembrar que os pesticidas químicos devem ser utilizados como última opção. Sempre que for possível, opte por pesticidas orgânicos.

Produtos naturais

Por serem menos agressivos à grama, os produtos naturais como soluções e chás são mais indicados para o controle de pragas.

Orçamento de Manutenção de Áreas Verdes

Faça um comentário