Como cuidar da grama? No Brasil e no exterior são comercializados variados tipos de gramas, mas apenas escolher o melhor tipo de grama não garante a beleza do seu jardim. Para atingir o total sucesso no plantio é preciso ter um preparo correto do solo e uma manutenção adequada.

Como podar a grama

Cuide do solo

Antes de iniciar o plantio é preciso ter cuidado redobrado com o solo, principalmente com as ervas daninhas. Primeiro, elas e alguns dos insetos nocivos que podem estar presentes naquela parte do solo precisam ser eliminados por completo. É preciso se atentar ao nível do terreno e também à acidez da terra. Existem dois tipos de solos, os ácidos e os arenosos. O primeiro pode ser corrigido com calcário dolomítico, já o segundo, com adição de matéria orgânica.

Atenção especial à época do plantio

Recomenda-se iniciar o plantio da grama perto do período com maior índice de chuva.

Regue bem o gramado, mas se atente ao clima

O gramado deve ser regado diariamente até o completo enraizamento. É importante que a rega aconteça sempre ao final do dia, para garantir que as folhas não sejam queimadas pelo sol e para que o gramado se mantenha úmido por mais tempo. Passado esse período, a quantidade da rega deve estar de acordo com o clima e a incidência de sol em cada local.

Pode as folhas, mas não muito

A altura ideal para garantir a saúde do seu gramado varia entre 2 a 3 centímetros (para que não fique com um aspecto ressecado), mas atenção redobrada às podas: cortar a grama frequentemente pode esgotar suas reservas de nutrientes, deixando-a fraca e mais propensa ao ataque de pragas. No entanto, é preciso ter atenção à quantidade de chuva! Em épocas mais chuvosas, a grama cresce mais rápido e isso pode exigir cortes a cada 15 dias. Já no clima mais seco, as folhas demoram mais tempo para crescer e se desenvolver, fazendo com que os intervalos entre as podas sejam maiores. Após o corte, a grama que foi podada precisa ser varrida com uma vassoura de jardinagem, isso, além de retirar as folhas secas, areja o solo e evita a proliferação de fungos.

Adube o solo com cuidado

cuidados como solo

Para a adubação é importante conhecer o solo e saber responder uma pergunta: qual o tipo de adubo ideal? Se o adubo utilizado for o tipo mineral, a adubação precisa ocorrer a cada trimestre, pelo menos. Já, se for utilizado o adubo orgânico, uma vez ao ano.

Preço da Grama Esmeralda em Tapete m2?

Solicite agora um orçamento

Faça um comentário